A ASJP
A Associação Sindical dos Juízes Portugueses (ASJP) foi criada no dia 13 de Dezembro de 1975, tem 2300 associados e é a única entidade representativa dos juízes e juízas dos tribunais portugueses, de todas as instâncias e jurisdições.
A ASJP integra as seguintes organizações internacionais de juízes:
- União Internacional de Magistrados (UIM), que representa associações de juízes de 94 países de todos os continentes, com presença nos grupos regionais da Europa (Associação Europeia de Juízes – AEJ) e do espaço Ibero-Americano (Grupo IBA).
- Medel – Magistrados Europeus para a Democracia e Liberdades, que integra 24 associações de Juízes e Procuradores de 16 países europeus, representando mais de 18.000 Magistrados.
- União Internacional de Juízes de Língua Portuguesa (UIJLP), que integra as associações de juízes de Angola, Brasil, Cabo Verde, Guiné Bissau, Moçambique, Portugal, São Tomé e Príncipe e Timor Leste. A UIJLP tem secretariado permanente em Portugal.
A ASJP organiza de três em três anos o Congresso dos Juízes Portugueses, que constitui um momento de encontro e diálogo com a sociedade, sobre os temas relevantes da Justiça e da Cidadania.
O Congresso não é um órgão estatutário da ASJP nem tem objectivos sócio-profissionais e é aberto à participação de todos os juízes.
Nos aniversários da ASJP
Os rostos dos Presidentes















